Hedge Cambial

Segurança e Estabilidade para suas Transações em Moeda Estrangeira

Correspondente Bancário Autorizado

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
  • Trava de Câmbio
  • Non Deliverable Forward (NDF)
  • Opção de Câmbio

Objetivo

A trava de cãmbio é um contrato que permite a um importador ou exportador efetivar uma operação de câmbio pré-determinada, dentro de um prazo pré-estabelecido a uma taxa pré-fixada, visando a proteção contra variações cambias desfavoráveis.

Características

Documentação para Cotação, Contratação e Liquidação

Objetivo

O NDF é um Contrato Derivativo a Termo que pode ser utilizado por um importador ou exportador com o objetivo de limitar eventuais perdas nas suas operações de câmbio, previstas para um determinado período, devido a variações cambiais desfavoráveis.  

O importador pode contratar um NDF de Compra de Moeda estrangeira, visando limitar o custo dos pagamentos, em moeda nacional, que serão devidos por suas importações, em consequencia de uma eventual valorização da taxa de câmbio no período. 

Já o exportador pode contratar um NDF de Venda de Moeda estrangeira, visando limitar a redução do valor, em moeda nacional. dos pagamentos que deverá receber pelas suas exportações, desta vez, em consequencia de uma eventual desvalorização da taxa de câmbio no período.

Contratação e Liquidação

Na contratação de um NDF define-se um prazo de liquidação (termo), um Valor Nocional que corresponda as operações de câmbio previstas e arbitra-se, em comum acordo, uma taxa de câmbio de travamento (taxa a termo).

Por ser um contrato derivativo, a liquidação do NDF ocorre ao final do prazo estabelecido, em qualquer circunstância, tenham sido realizadas as operações de câmbio previstas ou não.

Ela se dá, portanto, pela diferença entre o custo nocional destas operações à taxa de câmbio corrente do mercado na data da liquidação e o custo nocional à taxa de câmbio arbitrada no NDF.

Se a diferença for favorável ao banco, ele a paga ao importador ou exportador contratante. Se ela for favorável ao importador ou exportador contratante é ele que a paga ao banco. 

Características

Documentos para Cotação e Contratação

Objetivo

A opção de câmbio é um contrato derivativo que, como o título já diz, proporciona a um importador ou exportador a opção de efetivação de uma determinada operação de câmbio em uma data pré-eastabelecida a uma taxa pré-fixada.

Na data da opção o importador ou exportador pode exercê-la, se ela lhe for vantajosa em relação a taxa de câmbio de mercado ou simplesmente descartá-la, se ela lhe for desvantajosa.

O importador pode contratar uma Opção de Compra de Moeda estrangeira, visando proteger-se de uma valorização da sua taxa de câmbio, o que aumentaria o custo, em moeda nacional, de uma ou mais importações previstas.

Já o exportador  pode contratar uma Opção de Venda de Moeda estrangeira, visando proteger-se de uma desvalorização da sua taxa de câmbio, o que reduziria o valor em moeda nacional de um ou mais pagamentos a serem recebidos pelas suas exportações. 

Características

Documentos para Cotação e Contratação